Um bom administrador precisa ter uma visão completa da organização e do cenário em que está inserido, sendo capaz de identificar prioridades, oportunidades, saber trabalhar ideias, conferir funções, sendo capaz de administrar também as equipes envolvidas, ou seja, o recurso humano de uma organização.
Precisa principalmente apresentar um perfil de liderança, comprometimento, inquieto na busca de dados, rápido na análise das informações, corajoso para tomar decisões, enérgico ao motivar as equipes e firme ao cobrar resultados, além de ético e, sobretudo, profissional.

Atualmente, diante da grande rapidez de inovações tecnológicas, empresa e mercado podem sofrer fortes alterações, portanto o administrador, consciente dessas influências, precisa estar atento na realização de suas funções:
Planejamento: seja estratégico, tático ou operacional, precisa considerar fazer alterações na definição do objetivo e no modo para alcançá-lo.
Organização: definir os recursos, prazos e funções para a operacionalização das tarefas conforme o planejado.
Controle: verificar o andamento operacional e o cumprimento das metas, identificando prós e contras para providenciar solução.
Coordenação/Direção: ter uma visão holística dos processos acompanhando os envolvidos, identificando e incentivando as potencialidades e solicitando correções quando necessárias.
O Administrador poderá atuar nos seguintes segmentos:
- Consultoria
- Logística
- Marketing
- Finanças
- Contábil
- Recursos Humanos
- Compras
- Vendas
- Comércio Exterior
PERFIL DE UM ADMINISTRADOR
